Profissional

Apresentação / Biografia

O meu nome é Sara Alemão Costa, sou licenciada em Sociologia, com um percurso profissional na área dos Recursos Humanos, mais especificamente em termos de Desenvolvimento RH.

Desde o início da minha carreira que a minha actividade está sempre ligada a Sistemas de Gestão, motivo pelo qual valorizo e contribuo para um ambiente de trabalho sistematizado, organizado, eficaz e eficiente.

Nas minhas funções destacam-se as áreas do Recrutamento & Selecção, Formação Profissional, Avaliação de Desempenho, Descrições de Funções, Elaboração de Manuais, Procedimentos e Organogramas. Contudo, as actividades acabam sempre por tocar outras áreas RH e exigem um acompanhamento completo dos assuntos (planeamento, concretização, tratamento de informação, organização e manutenção de arquivos, etc).

De entre as competências organizacionais destaco as que mais revejo na minha postura profissional - Trabalho de Equipa e Gestão do Conhecimento.

Experiência Profissional

Actividade profissional na área de Desenvolvimento RH, com forte enfoque nos processos de Recrutamento e Selecção, Formação, Avaliação de Desempenho e elaboração/actualização de Procedimentos e Descrições de Funções (no âmbito dos Sistemas de Gestão e respectivas normas). Acompanhamento de processos de admissão e de mobilização/transferência de colaboradores para o internacional, acompanhamento de processos de Vistos e Viagens, tratamento de dados para Relatórios e Estatísticas (internas e oficiais), manutenção/carregamento de Sistemas Informáticos (base de dados candidaturas e sistema informático RH).
Vivência de processos de fusão (SOPOL-GEOSOC e SOPOL-OPCA), com participação ao nível do desenvolvimento RH, nomeadamente reorganização de processos e plano de carreiras.

Desde Maio de 2002 - Técnico de Recursos Humanos na Opway – Engenharia, S.A. (incorporação da Sopol na OPCA em 01.01.2008)
De Julho de 1998 a Maio de 2002- Técnico de Recursos Humanos na Somague - Engenharia, S.A.

Educação e formação

Licenciatura em Ciências Sociais / Sociologia (Variante Sociologia Política, Administrativa e Autárquica), UAL – Universidade Autónoma de Lisboa

Programa Avançado de Gestão para Executivos – PAGE, Universidade Católica de Lisboa – Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais

Aptidões e competências pessoais

Conhecimento de Linguas
Inglês
Francês
Alemão (básico)

Competências de organização
▪ Trabalho de Equipa
▪ Gestão do Conhecimento
▪ Orientação para os Sistemas de Gestão

Competências técnicas
▪ Gestão da Formação
▪ Metodologia de Avaliação
▪ Recrutamento e Selecção
▪ Processo de Admissão
▪ Gestão de Carreiras

Competências informáticas
▪ Informática na óptica do utilizador (Office, incluindo Visio)
▪ Informática aplicada aos Recursos Humanos: SAP-HR, APP (ferramenta Análise Perfil Pessoal)
▪ FORTIS (ferramenta gestão documental para candidaturas)

Salário pretendido

Não indicado.

Categoria pretendida

Gestão RH

Região desejada

Não indicado.