Profissional

Apresentação / Biografia

Tenho o Mestrado em Gestão Ambiental, tendo como principais características espírito de equipa, capacidade de adaptação e resistência, empenho e rigor.
Procuro uma oportunidade de trabalho onde possa desenvolver as competências previamente adquiridas, assim como adquirir novas aptidões.

Primeiro Emprego/ Estágio Profissional

Experiência Profissional

04/2014 - 06/2015: Bolseira de Investigação num Projeto Qren de Parceria entre a EFACEC e a FEUP, no âmbito do tratamento de lixiviados de aterros urbanos. Desenvolvimento de atividades em local isolado, tendo efetuado o arranque de uma instalação piloto em aterro, e em ambiente laboratorial, onde efetuei trabalho ao nível analítico e experimental.

11/2012 - 12/2012: Operadora de Caixa no Modelo Continente de Fânzeres, como reforço de Natal.

09/2011 - 07/2012: Estagiária nas Águas e Parque Biológico de Gaia, EEM, no âmbito do tratamento de efluentes urbanos, onde exerci funções de técnica laboratorial e outros, tendo desenvolvido um estudo comparativo de funcionamento de três ETAR nas perspetiva físico - química e biológica.

Educação e formação

2010-2012: Mestrado em Ciências e Tecnologia do Ambiente, ramo de Riscos: Avaliação e Gestão Ambiental (FCUP).

2007-2010: Licenciatura em Ciências e Tecnologia do Ambiente (FCUP).

3 e 4 outubro 2009: Jornadas da Água e da Juventude – Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, Porto.

30 setembro 2009: Seminário “Consumo Alimentar: planear, aproveitar e poupar” – Lipor, Porto.

14 março 2009: Workshop “Líquenes como Indicadores de Qualidade Ambiental” – Núcleo de Braga da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, Braga.

28 novembro 2008: 9as Jornadas do Ambiente – Câmara Municipal de Lousada e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Lousada.

Aptidões e competências pessoais

Competências particulares:
Espírito de equipa, capacidade de adaptação e de resistência.
Capacidades adquiridas através do percurso profissional, onde:
- trabalhei individualmente e em grupo (com pessoas de outras nacionalidades);
- desenvolvi atividades tanto em local isolado (no arranque da instalação piloto em aterro real - bolsa de investigação), como em ambiente laboratorial (bolsa de investigação e estágio curricular);
- tive elevada exigência de trabalho e de horário.

Competências de trabalho:

Operação de aparelhos de laboratório: TOC, Cromatógrafo Iónico (operação e manutenção) e Respirómetro, capacidades adquiridas durante a bolsa de investigação na FEUP/ EFACEC.

Execução de determinações analíticas: Série de Sólidos (SST, SSV, ST, SV, MS, MV), CQO, CBO5, iões por kits de determinação e cromatografia iónica. Carbono Total, Inorgânico e Orgânico Dissolvidos e Azoto Dissolvido através no Medidor TOC. Aptidões adquiridas pela função de técnica laboratorial durante o estágio curricular nas Águas e Parque Biológico de Gaia, EEM e de bolseira de investigação na FEUP/ EFACEC.

Outros Procedimentos Laboratoriais: Cromatografia em Coluna de Adsorção para Extração de Ácidos Húmicos, durante a bolsa de investigação na FEUP/ EFACEC.

Gestão de tratamentos: Biológicos de nitrificação, desnitrificação e de remoção de carbono orgânico; Foto Oxidação Química através de radiação solar natural e artificial; Coagulação/Floculação. Aptidões adquiridas durante a bolsa de investigação na FEUP/ EFACEC.

Contagens de microrganismos: Cianobactérias, através do projeto IJUP, e microfauna própria de efluentes urbanos, através do estágio curricular nas Águas e Parque Biológico de Gaia, EEM.

Estudos/ Projetos/ Normas, desenvolvidas na Faculdade:
- Avaliação do cumprimento dos capítulos 4.2 e 4.3 da norma NP EN ISO 14001:2004 (Lista de Verificação) na empresa certificada Ficocables. Obtenção da classificação 19/ 20 valores;
- Execução do requisito 4.3.1 da norma NP EN ISO 14001:2004 (Levantamento de Aspetos Ambientais e Avaliação de Impactes) na empresa não certificada A. Martins Fernandes, LDA Tratamento de Superfícies Metálicas. Obtenção da classificação 19/ 20 valores;
- Desenvolvimento do Projeto de Educação Ambiental “Consumo Responsável para o Desenvolvimento Sustentável”. Obtenção da classificação 17/20 valores;
- Estudo hidrogeológico da contaminação das águas superficiais e subterrâneas da Serra da Estrela pela adição de cloreto de sódio às estradas. Obtenção da classificação de 18/20 valores;
- Caraterização e propostas de recuperação do Rio Tinto. Obtenção da classificação de 17/ 20 valores.

Aplicação de Índices de Vulnerabilidade à poluição de Sistemas Aquíferos: DRASTIC, GOD, SI, AVI, EPPNA, SINTACX. Aptidões adquiridas através do Projeto de Licenciatura, no âmbito da hidrogeologia.

Salário pretendido

Apta a Estágio Profissional, onde a empresa tem um custo mensal entre 130 e 250 euros aproximadamente, e Primeiro Emprego.

Categoria pretendida

Engenharia (Ambiente)

Região desejada

Não indicado.