Profissional

Apresentação / Biografia

Tenho 53 anos, sou divorciado, tenho 3 filhas e 1 neta.
Nascido em Além Paraíba, MG (Brasil)
Vivo e trabalho nas cidades de São Mamede de Infesta /Matosinhos/Porto (Portugal), Rio de Janeiro e São Paulo (Brasil).

Experiência Profissional

Sou formado em engenharia elétrica (com especialização de Telecomunicações) e comecei minha carreira como engenheiro de Pesquisa & Desenvolvimento (na Moddata que foi a primeira empresa a fabricar modems no Brasil). Desde então, eu percebi que boas ideias (produtos e/ou serviços) sem uma boa estrutura de vendas são inúteis.

Por isso é que fiz minha primeira mudança de carreira (fazendo minha Pós Graduação em Marketing e Administração) e me tornando um Gerente de Produto, ainda na Moddata (onde eu trabalhei de 1982 a 1990).

Desde então, eu desenvolvi minha carreira combinando minhas habilidades técnicas, de vendas e de administração.

- Na Promon (de 1990 a 1991), fui Gerente de Vendas e Operações, tendo sido responsável por projetos, vendas e implementação de redes de satélite (tecnologia Hughes) e de dados (primeiros contratos no Brasil da Canadense Nortel).

- Na Siemens, como Gerente Nacional de Vendas, usei as mesma habilidades da Promon para vender as primeiras redes estaduais para as companhias de telecomunicações (que pertenciam ao governo quando eu comecei (em 1991) e que estavam completamente privatizadas quando eu deixei a companhia (no ano 2000). Estas redes vieram a se constituir a base para Internet no Brasil.

- Na 3Com (durante o ano 2000), vendi e implementei as primeiras integrações entre telefones Móveis e Internet, entre outras conquistas, consolidando a empresa como a principal fornecedora de equipamentos para internet.

- No Grupo Foco (de 2006 a 2010), tive que agregar a negociação financeira, administração de escritórios de advocacia e administração de seguros (depois de concluir minha especialização em administração de seguro) à minha base de telecomunicações.

-Na DCT Realty (desde 2010), tento desenvolver o mercado brasileiro de Data Centers. O País necessita deles, mas não há bastante compreensão dos investidores sobre as diferenças deste mercado para o mercado imobiliário tradicional (composto por imóveis residenciais, comerciais e industriais (galpões de logística, basicamente).

Tenho tentado atrair investidores estrangeiros (fazendo palestras em Los Angeles, Londres e Nova Iorque) e participando de outras feiras (Chicago, Los Angeles e São Paulo) para explicar as oportunidades brasileiras neste segmento.

Como Data Centers são empreendimentos multidisciplinares (o principal insumo é energia elétrica, seguido de telecomunicações e também exige especialização que o mercado imobiliário brasileiro não está ainda preparado para suprir – o que me levou também a obter certificação como Técnico em Transações Imobiliárias, habilitado nos estados do RJ e SP) estou podendo exercer minhas principais habilidades e me aperfeiçoar.

Fundei e desenvolvi das seguintes empresas:

VISÃO COMUNICAÇÕES LTDA - focada na prestação de serviços de telecomunicações - voz, Internet, tv à cabo e de vigilância digital - para edifícios comerciais e shopping centers.

VISÃO TELECOMUNICAÇÕES LTDA - focada em locação de equipamentos de telecomunicações para edifícios comerciais e shopping centers.
Vendi ambas à Linktel Corp em setembro/2012.

ZORI TELECOMUNICAÇÕES LTDA - com foco no fornecimento de serviços de telecomunicações - voz, TV, internet e vigilância digital - para condomínios residenciais. Vendida em Março/2006.

KOMNEXT TELECOMUNICAÇÕES LTDA - com foco no fornecimento de serviços de infraestrutura de telecomunicações - as fibras ópticas e rádios para os prestadores de serviços de telecomunicações, como SAMM ( Grupo CCR ) e LEVEL3 (Global Crossing).

EZKONTZA CORRETORA DE SEGUROS LTDA - com foco no fornecimento de consultoria e corretagem de seguros para grandes empresas (como Grupo Foco - 5.000 vidas).

Também sou certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC como Membro de Conselho de Administração, e dedico parte do meu tempo ao desenvolvimento da governança corporativa e suas boas práticas, faze do parte com Comissão de Certificação do Instituto.

Educação e formação

Março 1986 – Dezembro 1988 • Pós-Graduação em Marketing (Latu Sensu)- Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ – Brasil

Agosto1978 – Dezembro 1984 • Graduação em Engenharia Elétrica – Universidade Federal Fluminense – UFF-RJ - RJ - Brasil

Janeiro 2007 – Dezembro 2007 • Graduação em Administração de Seguros - FUNENSEG - Fundação Escola Nacional de Seguros - SP - Brasil

Agosto 2010 - Janeiro 2011 • Técnico em Transações Imobiliárias (Corretor de Imóveis Certificado nos Estados de RJ e SP) - Curso Sigma- RJ e SP - Brasil

Agosto 2010 – • Conselheiro de Administração (Certificado pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) - SP - Brasil

Aptidões e competências pessoais

Creio que minha avaliação pela ferramenta e-talent faça um resumo bastante próximo ao que tenho como minhas competências básicas:

Seu Principal Talento: Participativo
Uma pessoa com este tipo de Talento gosta de trabalhar com e por intermédio de pessoas.
Ela se compromete com tudo que assumiu fazer porque é uma questão de honra.
Sua reputação depende disso e suas amizades também.
Se, por algum motivo, não cumprir com o prometido, começa a procurar maneiras de compensar a outra pessoa.
Desculpar-se não é o suficiente.
Explicar e racionalizar, para ela, não são atitudes aceitáveis, quando detecta um erro, não deixa passar despercebido.
Sua ética é implacável e ela exige dos outros o mesmo comprometimento.
Por isso, é sempre procurada quando se precisa de pessoas confiáveis e engajadas.
Como é muito amistosa e com iniciativa para alcançar resultados, influenciando pessoas, dificilmente corre de um desafio assumindo mais do que deveria.
É dinâmica, participativa, autoconfiante, inquisitiva, imaginativa, factual, consistente e um tanto quanto convencional e autodisciplinada.
Atividade, mobilidade, flexibilidade, variedade são características fortes dessa pessoa.

Salário pretendido

Não indicado.

Categoria pretendida

Vendas e Informações comerciais

Região desejada

Não indicado.