Profissional

Apresentação / Biografia

Licenciada em Planeamento Regional e Urbano pela universidade de Aveiro, fiz posteriormente 3 pós graduações em projecto urbano na Universidade Politécnica da Catalunha em Barcelona. Iniciei a minha actividade profissional pelo planeamento municipal e pela investigação, tendo depois enveredado por trabalhos de consultoria. Dentro do planeamento territorial trabalhei em , planos e projectos (PDM; PU), estudos sectoriais (património, indústrias criativas. Continuo a minha formação, estando neste momento a escrever a dissertação de mestrado em Planeamento Regional e Urbano. Também tenho trabalhado na área social, em projectos de prevenção e sensibilização para a violência, e possuo competências adicionais de formação nestas áreas (igualdade de género e sensibilização para a violência doméstica e no namoro). Fui também dona de uma galeria para a divulgação de trabalhos de jovens artistas, inserido numa associação de promoção cultural.

Experiência Profissional

Movimento Democrático de Mulheres (ONG)
Coordenação Pedagógico do Projecto “Viver Direitos, Vencer Violências – da escola ao espaço público”. Criação e gestão de projecto financiado pelo POPH, para a sensibilização e prevenção da violência no namoro. Programação e realização de todas as actividades afectas ao projecto (criação e acompanhamento de uma rede de parceiros, programação de actividades e eventos, acompanhamento de projectos pedagógicos, entre outros). (Março2013 a Maio 2014).

InovaDomus – Associação para o Desenvolvimento da Casa do Futuro
Gestão de Projectos (QREN):Projecto INNOV –Instrumentos para acção inovadora; Projecto “Futuro do Habitat”(Abril 2011 a Outubro 2011).
Realização de trabalho técnico e de gestão, nomeadamente organização, produção de material técnico, produção de material de divulgação e sensibilização, promoção de eventos e desenvolvimento de redes.

Site Plan, Consultores em Planeamento e Urbanismo, lda -
Consultora externa em planeamento urbano, planeamento regional e planeamento estratégico.(Desde Outubro de 2008).
Movimento Democrático de Mulheres (ONG)
Trabalho em regime voluntário, na sensibilização para a problemática da violência entre pares jovens e igualdade de direitos, tendo como público alvo jovens do ensino secundário, nos distritos de Aveiro, Viseu e Porto. Organização de reuniões, exposições, debates e outras actividades no âmbito de actuação do Movimento. (2008, 2009, 2010).
Actividade como profissional liberal
Criação e desenvolvimento de técnicas e ferramentas de dinâmica de grupo, nas áreas da inovação, criatividade e desenvolvimento pessoal. (Janeiro a Julho 2009).

Opium consultores
Participação no estudo macroeconómico "Desenvolvimento de um Cluster de Indústrias Criativas na Região Norte" , para a Fundação de Serralves e Casa da Música. O trabalho consistiu na definição de conceitos e abordagens metodológicas, análises e estudos para o desenvolvimento de um plano estratégico, contactos com os diferentes actores envolvidos e outras actividades necessárias na apresentação dos resultados. (Fevereiro a Junho 2008).
“Al Cabaz” Aveiro
Microempresa de entrega ao domicílio de produtos biológicos certificados . Realização de todo o trabalho de gestão e funcionamento, (promoção da empresa, gestão de encomendas, distribuição, etc). (Outubro de 2007 a Julho 2008).

“Galeria de Arte Quotidiana Poc de Tot”
Criação e dinamização do núcleo/loja para a associação cultural Mercado Negro, Aveiro. Realização de todas as actividades implicadas na montagem e gestão de negócio loja/galeria, destinada à comercialização de trabalhos de jovens criadores e designers. Organização de actividades de dinamização cultural. (Junho 2006 a Setembro 2007).

Movimento Democrático de Mulheres (ONG)
Participação na equipa técnica do projecto participar/partilhar a igualdade,: co-autora do Kit – igualdade (material didáctico e pedagógico); acção comunitária em escolas e espaços públicos; organização de fóruns e debates; participação na execução de guião para curta-metragem. Este trabalho recebeu um 1º prémio “Igualdade na Diversidade”, no âmbito do “Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para todos (2007) - para uma sociedade justa”. (Outubro 2005 a Setembro de 2006).
Actividade como profissional liberal
Colaborações Câmara Municipal de Vale de Cambra, Arquigrupo arquitectura e planeamento lda. - Equipa de coordenação do Plano de Urbanização de Arões; do Plano de Urbanização da sede de freguesia da Junqueira; do Plano de Urbanização de Vila Cova de Perrinho (2003 e 2004).

Câmara Municipal de Santa Maria da Feira
Prestação de serviço na equipa de Revisão do Plano Director Municipal - criação e desenvolvimento de metodologias de análise e intervenção, estudos e análises sectoriais, planos sectoriais. Criação, desenvolvimento e gestão de workshop e seminário internacional “Requalificação da EN1”, entre outras. (Fevereiro 2001 a Fevereiro 2004).

Vão Arquitectos Associados
Colaborações no PDM das Caldas da Rainha; POOC Alcobaça/Mafra; estudo prévio para PP largo 14 de Agosto (C.M.Batalha). (Agosto a Dezembro 2000).

Ayuntamiento de Sant Boi de Llobregat (área metropolitana de Barcelona) em colaboração com a Fundação Politécnica da Catalunya
Elaboração do Projecto “Recuperação da frente Urbana de Sant Boi de Llobregat e sua relação com o Parque agrícola do Baixo Llobregat”, (Maio a Julho 1999).

Universidade de Aveiro
Assistente de Investigação no âmbito do Projecto Praxis XXI – “As Transformações Físicas e o Sistema de Planeamento das Cidades Médias Portuguesas”, sob a orientação do Prof. Doutor Jorge Carvalho. Trabalho de investigação em territórios dispersos. (Janeiro a Agosto 1998).
Câmara Municipal de Santa Maria da Feira
Estágio e projecto de final de curso – Promoção de Habitação Social em Santa Maria da Feira, implementação do programa de realojamento e erradicação de barracas. (Janeiro a Dezembro de 1997).

Educação e formação

Educação:

Universidade de Aveiro - Mestrado em Planeamento Regional e Urbano. (dissertação em curso em “Planeamento de Sistemas Alimentares Locais”).

Universidade Politécnica da Catalunya (UPC Barcelona) –
Mestrado de Proyectación Urbanística:
Pós-graduação em Projectar a Cidade – (Set. a Dez. 1998).
Cursos de especialização em Infra-estruturas dos Serviços Urbanos; Urbanismo e Meio Ambiente; Redes Viárias (Jan. e Fev. de 1999).
Pós-graduação em Projectar o Lugar – (Set. a Dez. 1999).
Pós-graduação em Projectar o Território – (Jan. a Abr. 2000).

Universidade Católica de Nymegen (Holanda) - Frequência no 2º semestre do ano lectivo de 1995/96 ao abrigo do programa ERASMUS.

Universidade de Aveiro - Licenciatura em Planeamento Regional e Urbano (fim em Dez.1997)

Formação:

Formação específica em Igualdade Género:
Curso de Formação Profissional de Formação de Formadores para Obtenção da Certificação ou Especialização em Igualdade de Género. (Março de 2011) Profiforma.

Formação Pedagógica:
CAP - Curso de Formação Profissional de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (2010) com a classificação final de muito bom.

Aptidões e competências pessoais

Criatividade e engenho, facilidade em trabalhar e equipa, responsável e perfeccionista.

Salário pretendido

1200€ líquidos

Categoria pretendida

Arquitectura e Design

Região desejada

Aveiro