Profissional

Apresentação / Biografia

Nome: Isabel Maria Alves de Souto
Nacionalidade: Portuguesa
Data de nascimento: 12 de abril de 1982
Estado Civil: União de facto
Residência: Escapães, Santa Maria da Feira
Carta de condução: categoria B
Viatura Própria: Sim

Procuro oportunidade de trabalho ou estágio nesta área cientifica ou áreas afins para as quais seja considerado reunir competências.

Experiência Profissional

EXPERIÊNCIA PROFISSIOAL ANTERIOR:

- Mais de 5 anos de experiência como esteticista em salões de renome com funções de atendimento ao público, venda de serviços e produtos de cosmética.
- Diretora de Campo- Assistente de Equipa Desportiva, em Associação Artística de Avanca (A.A.A), com funções de acompanhamento de equipa Sénior de Andebol 1ª Divisão, preparação de material e equipamentos para treinos e jogos. Receção de equipas adversárias e árbitros.
- Técnica de acabamentos de Pintura, em Poliexport, Cortegaça, com funções de preparação de peças diversas em fibra de vidro, pintura e acabamentos.
- Chefe de Secção de Pintura, em Adico-Mobiliário Metálico, Avanca com funções de coordenação de equipa de pintura mediante gestão de mapas de produção. Verificação de qualidade.
- Pintora Automóvel, em Toyota-Salvador Cetano, Ovar, com funções de preparação e pintura de automóveis e componentes metálicos e plásticos. Retificação e acabamentos de pintura.
- Chefe de Armazém/ Equipa em Transportes Estrela de Montemor (T.E.M.), Ovar, com funções de gestão de equipa e elaboração de mapas de produção. Gestão de stock, coordenação de cargas e descargas. Apoio administrativo.
- Mais de 3 anos de experiência como Operadora de Produção em Yazaki Saltano, Marrafa, Sinuta.

OUTRAS EXPERIÊNCIAS:
ATIVIDADE LETIVA
- Colaboração na lecionação do Módulo “Instrumentos de avaliação psicológica de autorrelato: ansiedade, stress e psicopatologia”, inserido na Unidade Curricular “Avaliação Psicológica II, direcionada para alunos do 3º ano da Licenciatura em Psicologia do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade de Aveiro.

VOLUNTARIADO
- Em AIESEC-Universidade de Aveiro, Aveiro, com funções Recrutamento e Seleção de candidatos para estágios de voluntariado/profissional internacional. Entre março e maio de 2013.
- Participação na atividade Manhãs da Saúde promovida pela Junta de Freguesia de Avanca, em Avanca a 28 de fevereiro de 2018, com a dinamização de ação de esclarecimento acerca das temáticas “Stress e Ansiedade no Idoso”, “Depressão no Idoso”, “Acidente Vascular Cerebral (AVC)” e “Perturbações Neuro cognitivas”.

PRODUÇÃO CIENTÍFICA:

Artigos em Revistas Indexadas no Web of Science WOS Clarivate ISI Conference Proceedings Citation Index (ISI CPCI)

- Souto, I., Pereira, A., Brito, E., Sancho, L., & Jardim, J. (2018). Psychosocial risk factors and distress in higher education teachers. In European Journal of Social and Behavioural Sciences (A aguardar publicação)

- Almeida, A., Pinheiro, P., Okan, O., Jardim, J., Brito, E., & Souto, I., Pereira, A. (2018). Validation of EGK Questionnaire for Gatekeeper schools: The promotion of mental health. In European Journal of Social and Behavioural Sciences (A aguardar publicação)

Artigos em outras Revistas

- Neto, S., Marinho, H., Pereira, A., Ribeiro, A., Souto, I., & Sancho, L. (2018). A ansiedade na performance musical de música de camara: O efeito do biofeedback como medida interventiva. In 5º Congresso Internacional em Saúde. Braga. In Revista Contextos e Saúde da UNIJUI, RS, Brasil (A aguardar publicação)

PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSOS E EVENTOS CIENTIFICOS:

Comunicação tipo poster em congressos internacionais

- Souto, I., Pereira, A., Brito, E., Sancho, L., & Jardim, J. (2018). Psychosocial risk factors and distress in higher education teachers. In Z. Bekirogullari & M. Y. Minas (Eds.). In 4th icH&Hpsy 2018 International Conference on Health and Health Psychology. Viseu

- Souto, I., Pereira, A., Brito, E., Sancho, L., Oliveira, C., & Jardim, J. (2018). Distress e ansiedade do professor do Se. XXI: identificar para otimizar a Supervisão. In SupervisãoCongresso Internacional Supervisão Pedagógica: Práticas Inovadoras no Século XXI. Viseu.

- Almeida, A., Pinheiro, P., Okan, O., Jardim, J., Brito, E., & Souto, I. (2018). Validation of EGK Questionnaire for Gatekeeper scools: The promotion of mental health. In 4th icH&Hpsy 2018 International Conference on Health and Health Psychology. Viseu:

Comunicações em eventos nacionais
- Souto, I., Pereira, A., Brito, E., Sancho, L., & Jardim, J. (2018). E quem apoia os professores no ensino superior? In IV Congresso da RESAPES. Lisboa.

Educação e formação

- 2018: Mestrada em Psicologia - especialização em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica, pela Universidade de Aveiro, com média final de 17 valores.
O estágio curricular foi realizado numa Unidade de Cuidados Continuados e Estrutura Residencial para Idosos, tendo obtido aprovação com classificação de 19 valores.
A dissertação de Mestrado foi realizada sob a orientação da Professora Doutora Anabela Pereira, Professora Doutora Elisabeth Brito e do Professor Doutor Luís Sancho sobre o tema: Psychosocial risk factors and distress in higher education teachers, tendo obtido aprovação com classificação de 20 valores.

- 2016: Licenciada em Psicologia, pela Universidade de Aveiro, com a média final de 15 valores.

Formação Complementar (Unidades Extracurriculares com aprovação):

- Gestão da Comunicação e da Mudança;
- Comportamento e Liderança nas Organizações;
- Comportamento Organizacional;
- Gestão de Recursos humanos;
- Gestão de Operações;
- Segurança e Saúde no trabalho;
- Fundamentos de Ética para Psicólogos;
- Psicologia Social;

Aptidões e competências pessoais

O presente currículo académico/profissional, representa apenas uma pequena parte de uma vida profissional mais vasta, que a mera enunciação de tarefas e funções, por si, só não transmitem a vastidão dos saberes acumulados, adquiridos com um mundo de contextos e pessoas que preenchem a minha vida profissional. Ainda assim, procuro explicitar aqui parte o trajeto percorrido e as opções que orientaram o meu percurso, a partir dos quais se iniciou uma nova fase visando novos horizontes, aspirações e objetivos.

Sendo a componente de investigação uma mais-valia a que nenhum Universitário se pode alhear, os desafios a que tive de responder permitiram desenvolver capacidade de trabalhar sob pressão e de forma autónoma. Para além disso, como o desenvolvimento científico resulta cada vez mais de trabalho em equipas e cooperação de âmbito nacional e internacional, a interdisciplinaridade e a cooperação são duas das minhas forças incentivadoras. Estas, associadas ao percurso curricular exclusivo, bem como à vasta experiência em diversos contextos laborais permite evidenciar um conjunto de competências únicas de aplicabilidade abrangente, para além de ser também demonstrativo de resiliência, inconformismo, proatividade e empreendedorismo que me são característicos.

Salário pretendido

Não indicado.

Região desejada

Aveiro