Profissional

Apresentação / Biografia

Altamente efetivo analítico e detalhista Gerente de Contratos/Gerente de Projetos com mais de 20 anos de experiência em gestão de projeto, coordenação, planejamento, e apoio a funções operacionais e administrativas diárias. Capacidade demonstrada para fornecer suporte abrangente para o staff nível sênior, incluindo a gestão e coordenação de projetos e processos de operações de negócios eficazes. Adepto de gestão e racionalização de processos administrativos para a redução de erros, aumento da assertividade e eficiência, e alcançar objetivos organizacionais. Outstanding interpessoal, atendimento ao cliente, liderança, e habilidades organizacionais; prospero em ambiente detalhista, orientado por prazo.
Gestão e encerramento de contratos, envolvendo a elaboração de cronogramas e definição de escopos, recursos e ferramentas a serem utilizadas, visando o cumprimento dos prazos e custos estabelecidos.
Elaboração de relatórios e atualização dos indicadores gerenciais de performance dos contratos, garantindo a qualidade, confiabilidade e desempenho dos serviços e informações geradas.
Execução de projetos conceitual, básico e de detalhe e fiscalização de projetos industriais para clientes.
Responsável pelas auditorias técnicas, anteprojetos, elaboração de propostas técnicas e econômicas, gestão e/ou execução das atividades de engenharia, montagem, instalação, provas e start-up e comissionamento de projetos.

Experiência Profissional

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

08/2017 a 08/2018 – IMOBILIARIA LOPES BAHIA. (SALVADOR, BA)
Empresa nacional, corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis.
Estagiário / Corretor de Imóvel.
- Captação de cliente, utilizando os meios de teleconferência, ação de rua, stand de vendas, divulgação do produto na mídia e todas as ferramentas e tecnologias disponíveis na empresa para formar uma carteira de clientes.
- Gestão da carteira de clientes através do sistema da empresa e/ou próprio.
- Apresentação de imóveis a clientes.
- Análises de propostas, simulação de crédito, elaboração de fluxos financeiros, etc.
- Participação de treinamentos, eventos de incorporadoras, feirões, etc.
- Participação em plantões dos empreendimentos em comercialização.
- Experiência com imóveis em lançamento, prontos, vendas e locação.
- Terrenos, casas, salas comerciais e apartamentos
- Experiencia com produtos populares (MCMV), de médio, médio alto, alto e alto/alto padrão.

04/2011 a 01/2015 – JACOBS GUIMAR - GUIMAR ENGENHARIA LTDA. (Rio de Janeiro, RJ)
Empresa nacional/ multinacional de grande porte do segmento Engenharia Consultiva
Gerente de Contratos
- Gestão e encerramento de contratos, envolvendo a elaboração de cronogramas e definição de escopos, recursos e ferramentas a serem utilizadas, visando o cumprimento dos prazos e custos estabelecidos.

Gestão de análise de contratos, mapas de riscos, propostas comerciais e negociação junto a fornecedores, adaptando as cláusulas de acordo com as exigências.

Atuação no gerenciamento de fornecedores de materiais e de prestação de serviços técnicos, visando manter as condições e especificações originais do contrato, bem como manter os custos da obra dentro do orçado.

Gestão de administração e cumprimento de todas as cláusulas estabelecidas em contratos, com objetivo de garantir o cumprimento de prazos estabelecidos com os clientes, minimizar custos com aumento das margens de ganho e controlar a qualidade dos serviços executados.

Elaboração de relatórios e atualização dos indicadores gerenciais de performance dos contratos, garantindo a qualidade, confiabilidade e desempenho dos serviços e informações geradas.

Gestão técnico-administrativa da equipe Guimar de Planejamento Centralizado das unidades petroquímica da Braskem Sul (Unib, PE`s e PP`s) no polo petroquímico de Triunfo, RS.

Gerenciamento de um Portfólio de mais de 200 projetos de melhorias com um montante próximo de R$ 200 MM/ano.

- Gestão da equipe de planejamento e supervisão das PGM`s (Parada para Manutenção e Implementação de Projetos) das unidades de Olefina, Aromático, Polietileno, Politeno, Polipropileno da Petroquímica Braskem Sul, um período de preparação de dois anos com um período de parada de 35 a 45 dias, com um efetivo da Jacobs Guimar - Guimar Engenharia LTDA de mais de 70 engenheiros e técnicos especializados atuando como coordenadores; supervisores e fiscais em mais de 55000 atividades durante a parada.

09/2009 a 04/2011- UNITEC PROJETOS INDUSTRIAIS LDTA. (Porto Alegre, RS)
Empresa nacional do segmento de Engenharia da Indústria de Petróleo e Gás.
Projetista Sênior de Instrumentação e Controle.
Execução de projetos conceitual, básico e de detalhe e fiscalização de projetos industriais para clientes como: Petrobras, Braskem, Lanxess, entre outros.

- Principais Projetos.
Modernização e aumento de capacidade de três plantas de coagulação (A-2700, A-2800 e A-2900) para Lanxess em Cabo de Santo Agostinho, PE.

- Substituição dos cromatógrafos (21) e da rede de comunicação da planta de Olefinas 1 da RS04-UNIB, Braskem, Triunfo, RS.

- Projeto CAMADA MES, implementação de 39 medições de vazão mássica nas Áreas de Olefinas 2, Aromáticos e Utilidades para fechamento do Balance Mássico e Energético da RS04-UNIB, Braskem, Triunfo, RS.

07/2004 a 04/2008 - SHAW MEXICAN HOLDINGS, S. DE R.L. DE C.V. (THE SHAW GROUP INC*) - (México/USA).
Empresa do segmento de Engenharia e Construção da Indústria de Petróleo e Gás.
Gerente de Projetos.
Gestão das áreas de engenharia, fabricação, logística, transporte, instalação e provas pré-peracionais e comissionamento, realizando um forte trabalho no start-up de duas plataformas de produção de petróleo para PEMEX:
- Lobina 1: Plataforma de produção com estrutura tripodo; lâmina de água: 60 metros; 6 poços; óleo: 50000 BPD; gás: 42 MMPCD; localizado no Norte do golfo do México em frente a Tampico, Tamp´s; e SCADA: Bateria Arenque.

- Carpa B: Plataforma de produção com estrutura: tripodo; lâmina de água: 50 metros; seis poços; óleo: 40000 BPD; gás: 30 MMPCD; localizado no Golfo do México frente à Tuxpan, Ver; e SCADA: Bateria Punta de Piedra.

10/1996 – 06/2004 - GRUPO DRAGADOS S/A. (Espanha/México)
Empresa do segmento de Engenharia e Construção da Indústria em geral.
Gerente de Projetos – 10/1996 a 12/1999
Gerente de Licitações – 01/2000 a 06/2004
Gestão de auditorias técnicas, anteprojetos, elaboração de propostas técnicas e econômicas, gestão e/ou execução das atividades de engenharia, montagem, instalação, provas e start-up de projetos para Petróleos Mexicanos (PEMEX) e Comisión Federal de Electricidad (CFE).

Petróleos Mexicanos (PEMEX), realizando projetos para todos os setores de PEMEX, entre eles produção (off-shore e on-shore), transportação, refinaria, petroquímica, armazenamento e distribuição de destilados:

- Projeto EPC-60 – upgrade de duas plataformas de produção e compressão de 200000 BPD. (AKAL G e AKAL GR).

- Projeto EPC-78 – start-up de uma plataforma de produção e compressão de 200000 BPD.

- Start-up, modernização e normalização (upgrade) de 15 estações de armazenamento e distribuição de destilados para PEMEX Refinação.

- Start-up, modernização e normalização (upgrade) de seis estações de gás LPG para alimentação de termo elétrica para PEMEX Petroquímica.

- Balanço mássico para a Refinaria de PEMEX - Refinação em Salamanca, Guanajuato.

- Modernização e normalização (upgrade) de três estações de bombeio – PEMEX Produção.

- Ampliação da capacidade de oito plantas indicadoras de gás amargo em Cactus Chiapas para PEMEX – Petroquímica.

- Gestão e/ou execução de projetos de modernização, automação e aumento de capacidade em diversas plantas de PEMEX.

Comisión Federal de Electricidad (CFE), desenvolvendo projetos de construção e ampliação de sub-estações e linhas de transmissão de alta tensão, modernização e contratos de manutenção de unidades termelétricas em todo território mexicano.

10/1987 – 08/1996 - CONTROL Y APLICACIONES MEXICANA S.A. DE C.V. (Espanha/México)
Empresa do segmento de Engenharia e Construção
Gerente de Projetos – 01/1992 a 08/1996.
Assessor Técnico – 07/1988 a 12/1991.
Gerente de Engenharia e Licitações – 10/1987 a 07/1988.
Forte atuação em projetos de engenharia e construção, executando projetos para até nove clientes:

- Acabados Rio Blanco, anteprojeto e proposta técnico/econômica para trocar toda a instrumentação de uma unidade termoelétrica, na Ciud. De Mexico.

- Comisión Federal de Electricidad, engenharia de detalhe, montagem e instalação, provas pré-operacionais e partidas de um sistema monitor do turbo gerador da unidade na Central Termoeléctrica Monterrey, em Nuevo Leon, México.

- FISISA – Fibras Sintéticas S.A. de C.V., implantação de um sistema de controle distribuído para uma linha de produção, incluindo a troca da balança principal e toda instrumentação de campo, em Veracruz, MEX..

- Resistol, realização de estudos e desenvolvimento de solução para os sistemas de medição de fluxo de vapor, água e ar das caldeiras da planta.

- Comisión Federal de Electricidad participando das atividades executadas nos sistemas operacionais na seção BOP (Balance Of Plant) e sistemas das seções NSSS (Vapor Nuclear) e Rad Waste (efluentes radiativos), na Central Nuclear Laguna Verde, Veracrus, MEX..

- Petróleos Mexicanos: realizando pré-engenharia, propostas técnicas e econômicas para unidades de processo de todas as refinarias de petróleo e petroquímicas de Pemex em todo território mexicano.

- Compañía de Electricidad de Costa Rica, pré-Engenharia e proposta técnico/econômica de uma hidroelétrica de duas turbinas de 9 MW.

- Compañía de Electricidad de El Salvador, reengenharia de quatro unidades termoelétricas.

- Comisión Federal de Electricidad, troca da I & C para um sistema de controle distribuído e manutenção maior (over all maintenance) para três unidades termoelétricas.

03/1986 – 07/1987 - (TECHNIP) CLEPLAN EMPREENDIMENTOS E PROJETOS LTDA. (Brasil)
Empresa nacional/ multinacional de grande porte do segmento Engenharia Consultiva
Supervisor de Instrumentação
- Realização de engenharia de campo, auditoria técnica e assessoria para vários clientes como Açominas e Metalúrgica Bárbara.

06/1984 – 02/1986 - GRUPO CAE – CONTROL Y APLICACIONES ESPAÑOLAS. (Espanha)
Empresa do segmento de Engenharia e Construção da Indústria em geral.
Supervisor de Instrumentação & Controle.
Prestação de serviços de Instrumentação & Controle, para empresas como:

- Petroming Shell/ Technip em Al-Jubail Industrial City – Arábia Saudita, participação no comissionamento e no start-up de diversas unidades operacionais da refinaria de Petróleo, Petroming – Shell, instrumentação digital com controle distribuído Foxboro

- CBI – Chicago Iron Company em Das Island – Abudabi – Emirados Árabes, Comissionamento e start-up da central de armazenamento e bombeio de gás natural e LPG, instrumentação digital.

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

- Técnico em Eletrônica – Instituto Monitor
- Técnico em Eletrônica – Colégio Celso Peçanha
- Técnico em Transação Imobiliária
- Diversos cursos de formação profissional nas áreas de engenharia e gerenciamento de projetos industriais, no Brasil, México e Estados Unidos.
- Diversas participações em eventos de Engenharia Industrial, na área de Projetos e de Gerenciamento no Brasil, México e Estados Unidos.
- Participação dos Seminários 9º, 10º e 11º PMI- RS.

IDIOMAS

- Inglês – Fluente
- Espanhol – Fluente

VIVÊNCIA INTERNACIONAL
- Estados Unidos - Nova Orleans – Participação do Show da ISA e curso sobre SIL - Safety Integrate Level – GE-Fanuc. (2002).

- Estados Unidos – Houston - Em diversas oportunidades para realizações de reuniões e/ou entrega de propostas técnicas e econômicas dos Grupos CAE e Dragados para licitações de PEMEX, no período de 1992 a 2004.

- Estados Unidos – Houston. TX. / Lafayette. LA. - Em diversas oportunidades para realizações de definição de projetos, reuniões e/ou entrega de propostas técnicas e econômicas do Grupo SHAW (THE SHAW GROUP INC*) em licitações e projetos de PEMEX, no período de 2004 a 2008.

- Finlândia – Curso de seis semanas sobre Manutenção em I & C no Processo de Fundição por Flash (Flash Smelting Process) (1981).

- México – Trabalhando em diversos projetos desde 1987 a 2008.

- Espanha – Barcelona e Madri - Em diversas oportunidades para realizações de reuniões e toma de decisões nas sedes dos Grupos CAE e Dragados no período de 1992 a 2004.

- Arábia Saudita – Trabalhando em projetos de petróleo e gás em 1984 e 1985.

- Emirados Árabes – Trabalhando em projetos de petróleo e gás em 1985 e 1986.

- Europa Ocidental, Índia, Centro América e alguns países sul americanos em visitas a trabalho e/ou de turismo.

INFORMÁTICA
- Conhecimentos em Pacote Office, Windows, Neodata, Auto CAD, ERP’s, Primavera e Microsoft Project entre outros.

Educação e formação

MBA em Gerenciamento de Projetos
Fundação Getúlio Vargas - FGV

Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Uninter

Graduação em Gestão de Produção Industrial
Uninter

Aptidões e competências pessoais

Áreas de força e conhecimentos específicos
⦁ Teste Pré-operacional
⦁ Engenharia / Controle de Qualidade
⦁ Montagem e Instalação ⦁ Habilidades Técnicas
⦁ Manutenção Preventiva e Corretiva
⦁ Indústria em Geral ⦁ Liderança
⦁ Oil & Gas
⦁ Petroquímica

Salário pretendido

Não indicado.

Categoria pretendida

Imobiliário

Região desejada

Lisboa