Onde procurar emprego?

Hoje em dia existem diversos sites em português onde se pode procurar emprego na internet, no entanto nem todos são sites fiáveis ou que respeitam a privacidade das pessoas que os consultam.

Com cada vez mais sites a surgirem é necessário separar o "trigo do joio", neste artigo vamos explicar que género de sites existem.

Iremos indicar quais os recomendados e os que deve ser evitado para evitar ter surpresas desagradáveis quando o que precisa é de um novo emprego.

Sites de emprego

Existem dois géneros de sites de emprego:

1 - Os agregadores de emprego que vão buscar as ofertas a apresentar aos sites tradicionais. Estes sites tem a vantagem de reunir num só lugar as ofertas de vários sites, no entanto nem tudo são rosas pois estes sites levam entre 24 a 72h a incluir as ofertas de emprego e estão sempre limitados à disponibilização das mesmas pelos sites originais/tradicionais. Paralelamente este tipo de sites não filtra as ofertas, dependendo das fontes que utilizam podem apresentar um grande número de ofertas fraudulentas.

2 - Os sites tradicionais, como o www.bonsempregos.com onde são as empresas que colocam directamente as suas ofertas de trabalho. Aqui existe a vantagem de as ofertas de emprego serem filtradas e existirem muito poucas ofertas fraudulentas que escapam a esses filtros. Como são as empresas a colocarem directamente as ofertas elas são disponibilizadas mais rapidamente ao público.

Sites de emprego de confiança

Como em qualquer ramo de actividade, a existência de diversos sites de emprego não implica obrigatoriamente qualidade, por vezes são criados sites apenas com o intuito de recolherem dados pessoais que posteriormente são utilizados para encher o(a) leitor(a) de publicidade não solicitada. Por esta razão deve sempre usar apenas sites de emprego de confiança.

Em Portugal aqueles que recomendamos, para além de obviamente o nosso (www.bonsempregos.com), são:

Certamente existem outros sites de emprego, ou que incluem secções com ofertas de emprego, no entanto não os recomendamos aos nossos leitores. Deve também evitar sites que apresentam publicidade excessiva, pois geralmente são sitios que copiam as ofertas dos sites tradicionais e muitas vezes essas ofertas já nem aceitam candidaturas.