Anúncio da Cátedra empresa Proef-dstelecom/IB-S

Anúncio da Cátedra empresa Proef-dstelecom/IB-S

Resumo:

A Cátedra Proef-dstelecom/IB-S é promovida pelas empresas Proef e dstelecom e pelo Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade (IB-S), e estará sediada na Universidade do Minho, em Guimarães. O IB-S (ib-s.uminho.pt) é uma infraestrutura da Universidade do Minho, em parceria com o meio empresarial, com a missão de promover o desenvolvimento sustentável e a competitividade a partir de soluções multidisciplinares que garantam o equilíbrio entre o ambiente natural e o ambiente humanizado.
Esta Cátedra está aberta a candidatos qualificados e motivados para liderar e implementar um plano de investigação ambicioso, cuja temática é “Redes de telecomunicações sustentáveis para a sociedade digital do futuro”. Neste contexto, pretende-se que o detentor da Cátedra lidere investigação aplicada em estreita colaboração com as empresas, dinamize projetos de investigação e angarie financiamento para suportar a investigação a realizar.

O candidato deverá ter competências avançadas em pelo menos um dos seguintes tópicos:

• Desenvolvimento Sustentável de Redes de Telecomunicação (áreas de baixa densidade populacional e zonas urbanas e industriais)
• Planeamento e Projeto Otimizado de Redes FTTx
• Planeamento e Implementação de Novos Modelos de Negócio Sustentáveis Associados às Redes Móveis 5G
• Melhoramento de Sistemas de Monitorização de Redes de Telecomunicação, Energia e Mobilidade
• Neutral Hosting
• Smart-Cities e Internet of Things (IOT)


Processo de seleção:

Os candidatos deverão instruir o seu processo de candidatura enviando os seguintes elementos:

• Carta de apresentação e motivação
• Currículo completo
• Currículo resumido (máximo de 2 páginas)
• Proposta para Plano de Ação (máximo de 5 páginas com espaçamento duplo, incluindo breve descrição, metodologia, resultados esperados, calendarização e contributo para os objetivos da Cátedra)
Os candidatos selecionados numa primeira fase serão sujeitos a uma entrevista por parte de um júri constituído por membros da dstelecom, Proef e IB-S.

Proposta para o Plano de Ação:

O Plano de Ação deverá ser apresentado atendendo ao seguinte conjunto de objetivos a atingir num horizonte temporal de 4 anos:

• Criação de uma dinâmica de investigação relevante nos tópicos da cátedra, com visibilidade e impacto no plano nacional e internacional;
• Estruturação e liderança de uma equipa de investigação multidisciplinar e competente, fortemente qualificada e motivada para prosseguir os objetivos de desenvolvimento científico e tecnológico da Cátedra;
• Criação das condições necessárias para a autossustentabilidade financeira da equipa e da própria Cátedra;
• Implementação de processos de inovação e valorização do conhecimento gerado, com transferência para a indústria por intermédio da criação de patentes e de produtos/serviços diferenciados e de valor acrescentado;
• Estabelecimento de relações de cooperação estreitas com o tecido empresarial e com a indústria.

Qualificações:

Serão valorizados os seguintes requisitos:

• Possuir o grau de Doutor na área de Engenharia Eletrónica, Comunicações, Redes ou área afim há, pelo menos, 5 anos (obrigatório);
• Possuir produção científica relevante, que inclua gestão de projetos de investigação;
• Possuir um historial relevante de relação com a indústria e o tecido empresarial, seja pelo desempenho de cargos técnicos em empresas inovadoras, seja pelo desempenho de funções em departamentos de investigação ou inovação, seja pelo desempenho de cargos de liderança;
• Ter experiência de formador, demonstrada através da realização de palestras ou workshops, coordenação de Unidades Curriculares no ensino superior, ou coordenação de cursos ou formações;
• Demonstrar atividade criativa, domínio da língua inglesa, postura pró-ativa e capacidade de liderança.

Duração:

A duração da Cátedra será de quatro anos, com avaliação anual do cumprimento do plano estabelecido. Estas condições poderão ser adaptadas em função da disponibilidade do candidato selecionado.

Remuneração e condições:

A remuneração será atribuída de acordo com o currículo do candidato selecionado e poderá ser equiparada a Professor Auxiliar Convidado, Professor Associado Convidado ou Professor Catedrático Convidado, de acordo com as tabelas em vigor. A posição poderá ser assegurada em regime de tempo integral (preferencialmente) ou parcial.
A Cátedra inclui financiamento de apoio ao Plano de Ação, em termos de acesso a laboratório, consumíveis e recursos humanos de investigação.

Esta oferta de emprego já não aceita candidaturas, pelo que não é possível apresentar a forma de responder. Sugerimos que faça uma Pesquisa de emprego a fim de encontrar uma oferta disponível.

Mais sobre esta oferta

Esta oferta de emprego foi inserida pela empresa [field_nome_da_empresa] em Sexta, 5 Abril, 2019 - 09:24. A resposta a este anúncio de emprego tem como data limite: Domingo, 5 Maio, 2019.

Outras ofertas