Profissional

Apresentação / Biografia

Profissional de engenharia, com forte experiência industrial, sobretudo nas áreas de gestão de produção, industrialização e compras.
Competente em processos de desenvolvimento e procurement, recorrendo a subcontratação industrial e negociação de condições de fornecimento.
Experiente em melhoria contínua como auditor lean interno para fornecedores, promovendo otimização de custos e aumento de qualidade. Dinamizador de processos 5S (organização) e VSM (análise ao desperdício) com elevados ganhos de produtividade.
Líder efetivo em chão de fábrica, com resultados comprovados.

Experiência Profissional

IETA, SA metalomecânica, indústria automóvel (DESDE MAI/2018)
DIRETOR DE ENGENHARIA
Coordena as equipas de industrialização e prototipagem (6 elementos), assegurando:
• Correta orçamentação comercial e prototipagem de novos produtos;
• Industrialização para médias e grandes séries garantindo qualidade e rentabilidade;
• Melhoria contínua de processos em custo e fiabilidade.

SPORT ZONE distribuição, equipamento de desporto (JUL/2017-DEZ/2017 )
COORDENADOR DE ÁREA
Coordenei uma equipa de desenvolvimento de produto (4 elementos) garantindo:
• Desenvolvimento de produto em co-conceção com fabricantes (calçado e mochilas).
• Negociação de condições de fornecimento com fornecedores asiáticos.
• Análise contínua de vendas e concorrência, visando melhorias no produto.

PROCUREMENT (INDEPENDENTE) metalomecânica, gestão (ABR/2015-JUN/2017 )
CONSULTOR EM PROCUREMENT INDUSTRIAL
Construí soluções em procurement industrial para diversos setores industriais:
• Seleção de fornecedores para estampagem, tornearia (exigência indústria automóvel);
• Projeto supply chain para fornecimento de bijuteria (subcontratação, grande distribuição);
• Otimização de fornecedores na ‘Casco Pet’ (instalações animais), poupando 314k€/ano.
• Melhoria de compras na ‘Grupo PR’ (eletrodomésticos), com ganhos de 360k€/ano.
• Articulação de produção com subcontratados de componentes críticos (injeção de plásticos).
• Gestão de projeto no desenvolvimento de motor para bicicleta elétrica (equipa de engenharia).

DÉCATHLON distribuição, equipamento de desporto (2002 – 2015)
PRODUCTION LEADER / COMPONENTES (2008 – 2015 )
Responsável pelo procurement industrial, industrialização de novos produtos (desenvolvimento industrial), negociação de condições de fornecimento e garantia de qualidade.
Coordenei projetos de industrialização e desenvolvimento de novos produtos, assegurando as necessidades do Grupo, com vantagens competitivas diferenciadoras:
• Industrialização de nova manete de travão para bicicleta, coordenando os fabricantes (moldes, injeção plástica, montagem) e seleção de componentes. Garanti o sucesso de implantação de um produto inovador, segundo especificações da direção técnica em preço e prazo.
• Desenvolvimento de travão de bicicleta, com métodos "design-to-cost", de seleção criteriosa de materiais. Obtive reduções de custo em -17%, sem comprometer as exigências do cliente.
• Desenvolvimento de guarda-lamas para bicicleta por processo injeção (invulgar neste segmento de produto), conseguindo triplicar a produção sem aumento de custo.
• Integração do fabrico de aros para as rodas de bicicleta no processo de montagem, simultaneamente otimizando o produto (componentes comuns) e reduzindo stocks em -70%.
Conduzi ações de melhoria contínua em chão-de-fábrica, das quais destaco:
• Lançamento de um VSM, em linha de montagem de bicicletas, para identificação de melhoria operacional, com ganhos totais de -22% em mão-de-obra.
• Implantação de métodos 5S em fábrica externa – a melhoria de organização conseguida foi formalizada num relatório visual ("antes/depois") e usada no grupo como exemplo a seguir.
• Implantação das “Auditorias Lean” internas para avaliar o nível de organização e performance dos parceiros industriais, que despoletaram os respetivos planos individuais de melhoria.
Acompanhei os fornecedores garantindo a qualidade e preço competitivo, através de:
• Implementação de indicadores de gestão, para avaliação regular e sistemática dos fornecedores, acompanhando a evolução da sua performance (componentes de bicicleta);
• Criação de ferramenta para suporte à preparação e cálculo de ganhos na negociação de preços – pelo seu interesse, transparência e rigor, tornou-se ‘procedimento standard’ na empresa;
• Estruturação do custeio de ‘novos autocolantes decorativos’ num formato modular para cálculo automático, válido para a maioria dos produtos. Os prazos de resposta melhoraram em 35%.
• Implantação de um sistema "pull" entre fábricas ‘produtora’ e ‘consumidora’, ajustando a produção de peças à necessidade do consumidor e reduzindo os stocks em -70%.
Lancei atividades de procurement, identificando fornecedores com ganhos em preço e capacidade:
• Desenvolvi, em fornecedor local, as espirais de cabo para bicicletas, adaptando tecnologias de especialistas noutra indústria (automóvel). O preço reduziu -34%;
• Desenvolvi a produção de «autocolantes decorativos» num fabricante local, evitando a dependência estrangeira. O tempo de prototipagem foi reduzido de 6 para 2 semanas.
Garanti a qualidade de produção em fornecedores, com ações de controlo e auditoria:
• Criei, adaptei e implementei as especificações de controlo de qualidade; lancei inspeções nos fabricantes, antes de expedição de encomendas. A deteção de não conformidades (em 12% dos controlos), impediu a chegada de elevado volume de defeitos às linhas de montagem;
• Conduzi com sucesso e rapidez o processo validação de qualidade num fornecedor estrangeiro (injeção metálica), adaptando e aperfeiçoando o sistema de qualidade em 5 meses.
Concebi e liderei a implantação do sistema IDTrace, para a ligação informática entre ERP's de diferentes empresas e armazéns. O processo, conduzido em parceria com especialistas informáticos e gestores funcionais internos, permitiu a replicação automática de stocks entre ERP’s (até então manual). O sistema aumentou a fiabilidade de stocks em +60% e libertou 15% da mão-de-obra.
PRODUCTION LEADER / PRODUTO ACABADO (2005 – 2007 )
Responsável pela subcontratação industrial, industrialização de novos produtos e qualidade:
• Concebi dois projetos para montagem de bicicletas (como parceria de subcontratação), respondendo em preço e capacidade às necessidades de médio e longo prazo;
• Garanti a negociação de manutenção preços de compra dentro dos objetivos fixados.
PRODUCTION LEADER / PLANEAMENTO (2002 – 2004 )
Responsável pela gestão capacidades e stocks, bem como pelo controlo do fluxo na supply chain:
• Criei e auditei procedimentos de inventário melhorados, reduzindo os desvios de valores históricos na casa dos 5%, para valores inferiores a 1%;
• Criei uma ferramenta para distribuição do stock entre armazéns, com base na informação existente (ERP central IBM AS/400). Funcionando em ambiente de análise gráfico, suportava decisões logísticas. Reduziu-se em -60% o tempo de processamento, bem como os seus erros.
SONERES, S. A. (2000 – 2002 )
GESTOR DE PRODUÇÃO
Coordenação dos sectores produtivos (6 chefias intermédias), garantindo o planeamento e gestão da produção, supervisionando métodos de fabrico e aprovisionamento.
• Implantei e liderei reuniões periódicas na produção, harmonizando prioridades; fomentei a empatia relacional entre líderes de secção, minimizando desentendimentos e paragens;
• Fiabilizei métodos de planeamento, melhorando entregas à data de 75% para 90%. 

UNISIDA, S. A. (2000 )
COORDENADOR DE OBRA
Coordenação da montagem de equipamentos (2 pessoas + equipas subcontratadas), assistência após venda, compras, gestão de stocks, certificação de qualidade.
• Implementei o novo sistema de controlo de custos em obra.
• Liderei a redação dos procedimentos de qualidade para o departamento de mecânica.
• Organizei a gestão do sistema informático por forma garantir stocks fiáveis.

MOLIN, S. A. (1996 – 2000 )
RESPONSÁVEL PELO PLANEAMENTO DA PRODUÇÃO
Coordenação da equipe de planeamento (5 pessoas), planeamento agregado e operacional da produção, aprovisionamento (MRP), otimização de fluxos produtivos e custeio industrial.
• Otimizei o processo de aprovisionamento (MRP), reduzindo-o de 15 para 6 horas. A melhoria foi possível pela automatização de aprovisionamento dos produtos de menor relevância (custo baixo, utilização genérica), geridos por "ponto de encomenda". Esta ação, depois de estruturada, foi delegada a operadores de menor nível de responsabilidade.
• Reduzi em 20% as movimentações de materiais pela otimização do layout na fábrica. As melhorias foram conseguidas na ‘injeção de plásticos’ (22 equipamentos) alterando a posição de moldes e máquinas, com vista à redução das distâncias percorridas.
• Coordenei a adaptação do ERP para a lançamento de registos de fabrico pelos próprios operadores fabris. Esta delegação de funções possibilitou mais envolvimento dos operadores na gestão industrial, libertando tarefas à equipa de planeamento.

ALEXNOR, S. A. (1995 – 1996 )
GESTÃO DE OFICINA DE MANUTENÇÃO DE FERRAMENTAS
Coordenei a equipa de manutenção de ferramentas (10 pessoas) e gestão de ferramentaria. Assegurei a preparação diária de ferramentas em estreita ligação com o planeamento da produção. Criei uma base de dados visual para registo de correções executadas em matrizes de extrusão de alumínio (processo empírico).

OXISOL / ADIRA (1994 )
SISTEMA DE QUALIDADE / ESTÁGIO
Adaptação do sistema de qualidade existente na ‘Adira’ à nova subsidiária ‘Oxisol’, criando e implementando procedimentos de qualidade, com relevo para os procedimentos de oxicorte e soldadura, que foram construídos de raiz.

Educação e formação

Pós-graduação Lean Management
(2015 – 2017 / em conclusão) Comunidade Lean Thinking

Licenciatura Engenharia Informática Industrial
(1996 – 1998) Instituto Superior de Engenharia do Porto

Bacharelato Engenharia Mecânica
1989 – 1994 Instituto Superior de Engenharia do Porto

Aptidões e competências pessoais

LÍNGUAS
Inglês fluente (C1) | Francês fluente (B2) | Bons conhecimentos de Espanhol.
CONHECIMENTOS INFORMÁTICOS
• Windows office Excel, Word, Access (utilização e programação)
• Software MRP (de desenvolvimento específico)
• Desenho em Autocad (utilização e programação autolisp)
• Linguagens de programação: Visual Basic, C++, PHP, Assembly Z80.
FORMAÇÃO EXTRA
Destaco as seguintes formações:
• “Programa Integrado de Gestão Industrial” (AIP)
• “Finanças para não financeiros” (Espaço Atlântico - Formação Financeira)
• “Negociação 1” e “Negociação 2” (formação interna Grupo Décathlon)
• “Lean Manufacturing” (Actio Consulting Group)
• “Gestão de projetos” / MS Project 2007 (Rumos)
• “Higiene e Segurança no Trabalho” (Ambiformed)

Salário pretendido

Não indicado.

Categoria pretendida

Engenharia (Mecânica)

Região desejada

Porto