Profissional

Apresentação / Biografia

Nasci em Outubro de 1969, na freguesia de N. S. de Fátima em Lisboa. Iniciei o meu percurso académico na EPADD (escola pratica de agricultura D. Diniz) na Paia, tendo concluído o antigo curso de Regentes Agrícolas denominação actual de Técnico de Agricultura em 1987.
Conclui a licenciatura em Design na vertente gráfico de comunicação na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, (licenciatura pre-Bolonha - 5 anos) em 2006. Pelo meio frequentei com sucesso em 1993 o Curso Técnicos de Design, em 1995 o Curso de Design por Computador na ETIC e em 1997 o Curso de AutoCAD 13 . Após a licenciatura frequentei o curso de Introdução à Produção Multimédia no Centro de Formação Profissional da Amadora e em 2011 recebi o Certificado de Aptidão Pedagógica de Formador cujo mesmo me aufere condições de formador na minha área profissional.
Relativamente à atividade como Designer freelancer explorei diversos conceitos de comunicação, procurando sempre encontrar a interatividade mais coerente entre o cliente e a solução proposta. Desta forma e para ir de encontro às necessidades do cliente ou da solução procurada, procurei a colaboração junto de outros designers, ilustradores, arquitetos e fotógrafos que operam ou operaram nas diversas vertentes do design de comunicação.
Desenvolvi, paralelamente, trabalhos em colaboração para diversas entidades, nomeadamente: - A Casa Viola que, para além de ter sido o responsável Gráfico/ Criativo de comunicação no ano de 1999 das diversas campanhas de comunicação submetida aos diversos órgãos de comunicação, sou o autor da “nova cara” ou do Logotipo desta entidade; - A Ovo de Colombo (Agência de Publicidade e Marketing), tendo sido autor e co-autor das diversas campanhas publicitárias e ações de design gráfico, acontecidas no período de 1999 a meados de 2001; - A Província Portuguesa da Companhia de Jesus e a Cupinobios com ações no âmbito do design; entre outros.
A nível académico, no último ano (5º), co-organizei a conferência de âmbito regional e académica assim como toda a envolvente promocional da mesma, realizada no Auditório Agostinho da Silva cujo tema conferenciado foi “Design e Jornalismo” e tendo sido como convidado o Jornal regional “Notícias da Manhã”.
Participei em diversos concursos de design gráfico donde saliento a distinção com uma menção honrosa no 3º Concurso DN de Rótulos Originais em 1999; o concurso Jovens Criativos Cannes 2000 promovido pela Belarte Cine, tbwa epg; Jovens Criadores 99 promovido pelo Cube Português Artes e Ideias entre outros.

Experiência Profissional

2010 PREMIUS SA
2008 ENSAIO DE COR
2002 TERRALOGICA
2001 ESTÚDIO FOTOGRÁFICO JOÃO COSTA
99/00 OVO DE COLOMBO (agência de publicidade)
1999 CASA VIOLA
1998 PARQUE EXPO 98
96/98 GB ARQUITECTOS

Educação e formação

2011 Certificado de Aptidão Pedagógica de Formador nº 574677/2011- Escola Intercultural das Profissões
2007/ 08 Curso de Introdução à Produção Multimédia, Centro de Formação Profissional da Amadora (800 horas)
2006 Licenciatura em Design na vertente Gráfico de Comunicação na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias com a média final de 13 valores.
1995 Curso de Design por Computador (AMBIENTE MAC) na ETIC (escola técnica de imagem e comunicação)
1997 Curso de AutoCAD 13 na AAP (Associação dos Arquitectos de Portugal).
1993 Curso Técnicos de Design (curso subsidiado pela PRODEP)

Aptidões e competências pessoais

Não indicado.

Salário pretendido

Não indicado.

Categoria pretendida

Artes - Entretenimento e Media

Região desejada

Lisboa