Como encontrar emprego

Durante os vários anos que temos ajudado as pessoas a encontrar emprego temos reparado nos imensos erros que cometem quando fazem as suas candidaturas. Muitas vezes a inexperiência ou o facto de procurarem o primeiro emprego leva a que não saibam correctamente como responder a uma oferta de emprego.

Erros comuns quando procura emprego

Um erro bastante comum quando procura um emprego é responder a todas as ofertas como se não houvesse amanhã. Compreendemos que o desespero e muitas vezes longos períodos de desemprego o(a) façam querer encontrar um trabalho a todo o custo e em qualquer área, no entanto responder a várias ofertas, especialmente se forem da mesma empresa dá uma imagem de que não sabe muito bem o que procura e é sem dúvida um sinal negativo que transmite ao recrutador.

Outro erro bastante comum é enviar um e-mail apenas com o seu curriculum, por experiência própria, quando colocámos uma oferta à procura de tradutores para o nosso site observámos que mais de 60% dos candidatos enviaram apenas o seu curriculum sem sequer especificarem a que emprego se candidatavam e/ou o motivo porque se estavam a candidatar. Como resultado, todas essas candidaturas foram as últimas a ser analisadas, tendo sido apenas analisadas por respeito aos candidatos e porque apenas tínhamos aquela oferta de emprego interna publicada, de outro modo nem sequer teríamos analisado essas candidaturas. Agora imagine o que é uma empresa com as mais variadas ofertas para os diversos sectores receber um e-mail assim.

Deve sempre escrever algo no corpo do e-mail que envia, como por exemplo uma pequena apresentação sobre si, lembre-se que quem vai ler a sua candidatura é uma pessoa de carne e osso, por isso escreva com o mesmo cuidado e delicadeza que deve ter quando fala pessoalmente ou por telefone com o seu potencial futuro empregador. Não escreva tudo em maiúsculas, escrever tudo em maiúsculas num email significa gritar.

Quando deve responder a uma oferta de emprego

Evite responder a ofertas de emprego a horas tardias, como por exemplo consultar um site de emprego às 2 da manhã e responder a essa hora, o que acha que ficará o seu potencial empregador a pensar de um candidato que o contacta a essa hora? Se possível responda durante o horário normal de expediente, ou ainda uma hora antes. Se viu uma oferta que lhe interessa num horário tardio, coloque a mesma nos favoritos e responda apenas na manhã seguinte.

Onde procurar emprego?

Para além de usar o nosso site, o que recomendamos obviamente pelas ferramentas, a dedicação que colamos à sua disposição e as ofertas de emprego que diariamente são publicadas, pode ainda procurar nos jornais. Embora muita gente ache que os jornais são coisas do passado, são ainda utilizados por muitas empresas, principalmente em áreas menos tecnológicas.

Outro local que recomendamos é o site oficial do governo português, o www.netemprego.gov.pt/ , embora na nossa opinião o site seja lento e um pouco complicado de usar, por vezes encontra-se oportunidades que não estão publicadas em mais lado nenhum.

O que evitar

Evite os falsos sites de emprego, como o desemprego é algo que está, infelizmente, na ordem do dia, algumas pessoas aproveitam para construir sites de emprego falsos onde prometem enviar ofertas de emprego por email, não "vá em cantigas" e crie um perfil apenas em sítios onde se sentir em segurança. Evite sobretudo sites que lhe pedem para colocar o seu telemóvel em troca de enviarem o seu CV para as principais empresas, o mais certo é apenas ganhar uma conta de telefone avultada já que esses sites são serviços de subscrição onde lhe cobram alguns euros por semana.

Se vir uma oferta de emprego onde lhe prometem muito dinheiro por nenhum trabalho, desconfie, mais uma vez, essas ofertas são feitas por pessoas que não pretendem dar-lhe trabalho, mas sim ganhar dinheiro à sua custa.

No Bons Empregos temos o cuidado de não publicar ofertas que nos pareçam suspeitas, no entanto por vezes pode escapar alguma ao nosso controle de qualidade, se encontrar em alguma nas nossas páginas, contacte-nos que a nossa equipa tratará de analisar com a maior brevidade.